Amarelinha, Trilha, Rapel e Outras Atividades Divertidas com a Família Silábica do B

 Atividades Divertidas com a Família Silábica do B

A fase de alfabetização é uma das mais importantes na vida escolar das crianças, e quanto mais lúdico e divertido for o processo, melhores serão os resultados. Pensando nisso, trouxemos hoje uma proposta super completa e interativa: atividade com a família silábica do B que envolve movimento, raciocínio, oralidade e muita diversão!

Essa dinâmica é ideal para crianças em fase de alfabetização que estão começando a explorar as sílabas BA, BE, BI, BO, BU. Com amarelinha, trilha e até um “rapel silábico” no chão, o aprendizado ganha corpo e se transforma em uma aventura!

Mostraremos como aplicar a atividade com a família do B, mas você pode adaptá-la a qualquer família silábica do nosso alfabeto.

Vamos lá!

 

1. Amarelinha da Família do B (BA, BE, BI, BO, BU)

Objetivo:

Trabalhar a consciência fonológica, a leitura e a identificação das sílabas da família do B (BA, BE, BI, BO, BU) de maneira lúdica e ativa.

 

Materiais:

  • Fita adesiva colorida ou giz (para montar no chão)
  • Cartões com figuras simples e familiares (banana, bola, bicicleta, boca, búfalo, etc.)
  • Cartões com sílabas grandes e legíveis
  • Música animada (opcional para dinamizar)

 

Como jogar:

Passo 1: Montar a amarelinha

  • Desenhe no chão uma amarelinha tradicional com 5 ou mais casas.
  • Em cada casa, escreva uma sílaba da família silábica escolhida (exemplo: BA – BE – BI – BO – BU).
  • Pode variar colocando sílabas fora da família como “desafios”.

Passo 2: Explicando às crianças

  • Diga que hoje elas vão brincar de amarelinha diferente: a “Amarelinha da Família Silábica”.
  • O objetivo é pular nas sílabas certas, conforme o desafio.

 

Dica: Deixe os quadrados grandes para que a criança consiga pular com segurança e equilíbrio. Use cores diferentes para cada sílaba se possível.

 

2. Trilha Silábica da Família do B

Objetivo:

A criança deve caminhar ou pular de um ponto ao outro (como uma “ponte”), pisando apenas nas sílabas da família do B.

 

Montagem:

  • Faça um caminho no chão com “pegadas” ou círculos.
  • Em cada círculo escreva sílabas variadas (BA, CO, BU, DA, BE, ME, BI, FO, etc.).
  • Misture sílabas da família do B com outras sílabas.

 

Como brincar:

  • A criança começa em um lado da sala e deve atravessar o caminho pulando somente nas sílabas da família do B (BA, BE, BI, BO, BU).
  • Caso pise em uma sílaba errada, volta para o início e tenta novamente.


Atividades Divertidas com a Família Silábica do B

 

3. Rapel Silábico no Chão

Objetivo:

Reforçar a sequência das sílabas e estimular o equilíbrio e a atenção, como se a criança estivesse “subindo ou descendo” de um penhasco ou corda de aventura.

 

Montagem:

  • Faça uma linha reta no chão com círculos ou pegadas enfileiradas (como um caminho de escalada).
  • Em cada círculo, escreva uma sílaba da família do B na ordem:
    BA → BE → BI → BO → BU
  • Escreva sílabas variadas (BA, CO, BU, DA, BE, ME, BI, FO, etc.) para tornar a brincadeira mais desafiante.

 

Como brincar:

  • A criança deve ir pulando ou pisando de forma equilibrada nas sílabas em sequência.
  • Você pode colocar obstáculos leves (cones, almofadas) para dificultar ou sílabas diferentes.
  • Vence quem chegar primeiro no topo da escalada.


Veja também: 9 Ideias de Atividades para Trabalhar a Família Silábica do B

 

4. Dinâmicas Possíveis para Utilizar com a Amarelinha, Trilha e Rapel

 

4.1. Pular na sílaba que falta:

  • Mostre uma figura (ex: bicicleta).
  • Pergunte: “Com qual sílaba começa essa palavra?”
  • A criança deve pular na casa “BI”.

 

4.2. Formar palavras pulando:

  • Diga uma palavra (ex: bebê) e a criança forma a palavra com pulos:
    “BE” → “BE”

 

4.3. Caça-sílaba com tempo:

  • Lance um desafio: “Você tem 30 segundos para pular em todas as sílabas da família do B que encontrar pela trilha!”

 

4.4. Rumo à palavra secreta:

  • Esconda cartões com imagens no fim da trilha ou amarelinha.
  • Ao chegar, a criança pega uma imagem e diz com qual sílaba ela começa, e volta pulando até essa sílaba.

 

4.5. Criar palavras com as sílabas puladas:

  • Após a amarelinha ou trilha, pergunte: “Com as sílabas que você pulou, qual palavra conseguimos formar?” Exemplo: BA + BI → babi (pode ser nome próprio).

 

4.6. Rimas com a Família do B

  • O professor fala uma palavra (ex: batata) e pergunta: “Qual sílaba da família do B rima com essa palavra?”
  • Exemplo de rima inventada: BAto, BAbato (exploração lúdica dos sons, sem necessidade de palavras reais)

 

4.7. Desenho + Sílabas

  • Após as atividades físicas, peça que as crianças desenhem uma imagem/figura com a sílaba que mais gostaram de pular.
  • Escrevam ou colem a sílaba junto do desenho (ex: desenhar uma bola e colar a sílaba BO).

 

Trabalhar a família silábica do B de forma lúdica é uma maneira eficaz de envolver as crianças na alfabetização. Com essa proposta de atividade com a família silábica do B, unimos movimento, oralidade e raciocínio, tornando o aprendizado mais leve e significativo.

Além disso, ao explorar a linguagem de forma concreta (pulando, pisando, cantando e criando), garantimos que a criança não apenas reconheça as sílabas, mas também as associe com palavras reais do seu dia a dia.

Experimente aplicar essas ideias em sala de aula ou em casa e veja como os pequenos vão aprender brincando!


Veja também: 9 Ideias de Atividades para Trabalhar a Família Silábica do B


Comentários